man 4749237 640cMNQ8o9

Está muito comum hoje em dia encontrar pessoas que estão exercendo sua profissão de suas casas, em cybercafés, coworkings e tantos outros espaços e muitos, viajando mundo afora. Desde que tenha uma conexão com a internet elas usam seus laptops ou até mesmo celulares para trabalhar de qualquer lugar.

Como ser um nômade digital: com o que posso trabalhar

Existem várias profissões, atividades e/ou trabalhos digitais que você pode atuar para ser um nômade digital. A maioria começa como freelancer, tem seu próprio blog de viagem, trabalha de forma remota em alguma agência ou multinacional ou desenvolve trabalhos online para o mercado digital.
As possibilidades são inúmeras, tendo dedicação, comprometimento e investindo tempo também em estudo e capacitação, só dependerá do seu tempo e disposição para conseguir mais e mais trabalhos.
Mas, como ser um nômade digital se não tenho um bom laptop? Nos resultados de estudos e pesquisas do uso de TI nas empresas (corporativo e doméstico) realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os smartphones dominam a maioria dos usos, tanto nos bancos, quanto nas compras e mídias sociais.
De acordo com a edição de 2022 da pesquisa, a mais recente e ampla do mercado de Tecnologia de Informação (TI), temos 447 milhões de Dispositivos Digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) no Brasil. Ou seja, mais de 2 Dispositivos Digitais por habitante em uso no total.
Caso você tenha vontade de aproveitar uma carreira completamente diferente, essa é uma possibilidade cada vez mais real. Para inspirá-lo nesse processo de descoberta em como ser uma nômade digital, citaremos algumas carreiras desse universo que estão em alta e também vamos apresentar algumas dicas para você se tornar um.
Marketing Digital
Por ser cada dia mais adotado pelas empresas e negócios, dentro do marketing digital há inúmeras possibilidades de trabalhos para você quer saber como ser um nômade digital.
Dentre as razões para que o mundo hoje tenha aderido a ele, está a interatividade com o público e as facilidades que pode oferecer, o foco do mercado está cada vez mais na experiência do consumidor e não simplesmente no produto.
A produção de conteúdo é o item que mais as empresas investem como estratégia de venda e posicionamento no mercado digital. Ela pode contar com vários formatos e possibilidades tanto em texto, áudio e vídeos. Mas, com certeza, se o marketing ou a produção de conteúdo for a cidade dentro do mundo digital, o blog é a casa.
Se você quiser pode começar a produzir artigos para um blog ou site próprio, falar sobre conteúdos que você tenha afinidade e goste de trabalhar. Dessa forma, você conseguirá cativar um público interessado e gerar um tráfego atrativo para outros negócios e empresas relacionadas.
Assim, o marketing digital abrange toda a parte estratégica e operacional na promoção de produtos e serviços nos canais digitais. E sobretudo, está direcionado a alcançar de forma eficiente e cada vez mais rápida os consumidores alvo.
Mas afinal, o que seriam essas várias possibilidades então, basicamente são 4 frentes de trabalho que buscam alcançar os objetivos das empresas: a busca por tráfego, geração de engajamento, conversão e retenção.
Dentro delas você vai se deparar com certeza com várias formas das empresas abordarem seu público-alvo e venderem produtos e serviços de forma online. Segundo Neil Patel, mestre em marketing digital conhecido mundialmente, as 7 grandes categorias do marketing digital online são:
Otimização dos mecanismos de busca (SEO)
Marketing dos mecanismos de busca (SEM)
Marketing de conteúdo
Marketing de mídia Social
Anúncio pague-por-clique (PPC)
Marketing de afiliados
E-mail marketing
Como falado no item anterior dentro de um blog de viagem, por exemplo, você poderia utilizar de marketing de afiliados, e-mail marketing e ainda, das ferramentas de otimização em SEO para gerar receita para seu blog.
Design

A demanda pelo design gráfico está muito aliada ao Marketing digital, que representa uma produção de um portfólio cada vez mais variado de formatos para cada uma das mídias e plataformas digitais. E com certeza, é uma das áreas que mais tem carência de trabalhadores e freelancers no universo do nomadismo digital. Se você está antenado com as mídias sociais e nem é preciso tanto para começar a produzir com ferramentas facilitadas e gratuitas na internet como por exemplo, o Canva.
Programação

A área de programação para aplicativos, sites e softwares também está em pleno crescimento segundo a mesma pesquisa da FGV, programas de Inteligência Analítica (BI – Business Intelligence and Analytics) estão dentre os mais lucrativos para os fabricantes. SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, Qlik e IBM, nesta ordem, são os líderes desse com 94% do mercado.

Como ser um nômade digital: o que é preciso e por onde posso começar?

Agora vamos às dicas preciosas e altamente recomendáveis para você que não sabe como ser um nômade digital e quer se tornar hoje mesmo. Primeiro, alguns hábitos são muito importantes para quem trabalha em produção de conteúdo ou quer exercer qualquer trabalho online:
Escrever com frequência! A sua produtividade depende disso, a prática leva a perfeição.
Ler muito! Esse é seu principal combustível. Ninguém se torna um bom redator sem ter o hábito de leitura.
Para começar logo neste ramo, procure publicar periodicamente para construir uma audiência e mantê-la. É de suma importância ter frequência ou uma periodicidade. Mas, principalmente, adquira o gosto pela pesquisa e seja curioso! Escrever é uma forma de aprendizado, quer dizer, estar sempre disposto a aprender e se desenvolver mais e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.