Médicos para Disfunção Erétil – A disfunção erétil (DE) pode ser causada por problemas físicos, fatores psicológicos, ou por uma combinação de ambos.
Os sintomas mais notáveis da disfunção erétil incluem:
- a incapacidade de obter ou manter uma erecção
- baixo desejo sexual
- ansiedade sobre o desempenho sexual
Muitos homens têm dificuldade em discutir um problema de saúde sexual como a DE. Contudo, é importante discutir o seu DE de forma aberta e honesta com o seu médico. Existem várias opções de tratamento. Com ajuda, a maioria dos homens encontrará um tratamento que funcione para eles.
Mesmo quando a DE não começa com problemas psicológicos, ela pode causá-los. Se tiver DE, pode querer falar com um profissional de saúde mental. Um terapeuta sexual pode também ajudá-lo a lidar com quaisquer problemas emocionais e de relacionamento que possam ter ocorrido por causa da DE. Mas o melhor lugar para começar é sempre o seu médico urologista.
Especialistas em disfunção erétil
O seu médico deve ser a sua primeira parada para o diagnóstico de DE. A DE tem muitas causas potenciais, por isso poderá necessitar de um exame físico abrangente para o diagnosticá-la.
Os primeiros passos para diagnosticar a DE são geralmente simples. Depois, o seu médico pode encaminhá-lo para um especialista, caso seja necessária mais informação.
Urologistas
Os urologistas são especializados em saúde urinária e reprodutiva. Eles podem ajudar a diagnosticar quaisquer anomalias no seu sistema reprodutivo.
O seu médico pode encaminhá-lo para um urologista se não tiver nenhuma condição de saúde ou mental subjacente, como doença cardiovascular,pressão arterial elevada, ou ansiedade, mas ainda tiver sintomas de DE.
Problemas com a sua próstata podem causar disfunção erétil.
O seu urologista pode examinar a sua próstata para detectar problemas que possam causar disfunção erétil, incluindo:
- poliúria, ou volume excessivo de urina
- câncer da próstata ou tratamento para o câncer da próstata
- aumento da próstata ou tratamento para aumento da próstata
- danos nos nervos resultantes da prostatectomia radical
O seu urologista pode realizar um exame físico tomando a sua pressão arterial e examinando o seu pênis e testículos. Um exame retal, no qual o seu médico usa um dedo para sentir a sua próstata, pode ser necessário para verificar a saúde da sua próstata. Este exame não deve causar-lhe mais do que um desconforto mínimo.
O seu urologista pode também perguntar sobre qualquer diurético que esteja tomando ou sobre o seu consumo de cafeína e álcool. Todos estes podem causar ou contribuir para a DE. O seu urologista pode recomendar a mudança de um medicamento que atua como diurético (aumenta a produção de urina) ou beber menos líquidos diuréticos (como o café) se estes puderem estar a causar a sua DE.
Endocrinologistas
Os endocrinologistas são especialistas em hormônios. Os testes sanguíneos podem ajudar a determinar se os seus níveis hormonais são anormais. Níveis baixos de testosterona podem causar ou contribuir para a DE.
Algumas condições hormonais podem causar DE, incluindo:
- andropausa (por vezes incorretamente chamada “menopausa masculina”), em que o seu corpo não produz hormônios de crescimento ou androgênicos suficientes; pode levar a aumento de peso, densidade óssea mais baixa, e queda de cabelo corporal
- altos níveis de prolactina, um hormônio que controla a produção de esperma; quando se produz muito, pode causar sintomas nos homens, tais como diminuição do desejo sexual, infertilidade e galactorréia (a produção de leite materno)
- hormônios irregulares da tireóide, tais como quando se produz muito(hipertiroidismo) ou muito pouco (hipotiroidismo) hormônio da tireóide
O seu médico pode encaminhá-lo para um endocrinologista se algum dos sintomas destas condições aparecer a par dos sintomas de DE.
O seu endocrinologista pode fazer-lhe vários testes adicionais, incluindo:
- um teste de fertilidade para se certificar de que ainda está a produzir esperma saudável
- um teste de nível de prolactina para garantir que o seu corpo não está a produzir muita prolactina
- o teste da globulina de ligação à hormona sexual (SHBG) para ver como é que a sua testosterona se liga às proteínas do sangue
- o teste de sulfato de desidroepiandrosterona (DHEAS) para se certificar de que não está produzindo muita testosterona ou androgênio
Profissionais de saúde mental
Um profissional de saúde mental pode ajudar a determinar se questões psicológicas estão a causar ou a contribuir para o seu DE. Um terapeuta pode também ajudá-lo a trabalhar através de questões psicológicas durante o tratamento da DE.
O seu médico pode encaminhá-lo para um profissional de saúde mental se, para além dos sintomas da DE, estiver a sentir algum dos seguintes sintomas:
- sintomas de depressão, tais como perda de interesse em actividades, falta de energia perceptível, e pensamentos suicidas
- sintomas de ansiedade, tais como inquietação, insônias e preocupações incontroláveis
- altos níveis de estresse ou fadiga
- sintomas de esquizofrenia
- um distúrbio alimentar
- problemas de relacionamento que são causados por stress ou problemas de comunicação
- uma desordem de personalidade que afecta a sua capacidade de ter relações saudáveis
- aumento da preocupação de não conseguir ter uma erecção (por vezes chamada ansiedade de desempenho)
O seu médico pode também recomendar-lhe que consulte um especialista em saúde mental ou terapeuta se a sua incapacidade de obter uma erecção estiver a causar tensão ou estresse entre si e o seu parceiro.
Um profissional de saúde mental pode dar-lhe questionários para preencher se acreditar que a ansiedade, depressão, ou outro estado de saúde mental está causando a sua DE. Estes questionários permitem-lhes discernir se tem ou não todas as indicações de um distúrbio mental. Se tiver um problema de saúde mental, poderá ser-lhe prescrita medicação para controlar os sintomas. Isto também o pode ajudar a controlar a sua DE.
Um terapeuta irá perguntar-lhe sobre a sua vida pessoal e as suas relações. Estas perguntas podem ajudar a descobrir questões na sua vida que possam estar a causar-lhe stress ou problemas interpessoais que possam estar a contribuir para a sua DE. Podem recomendar mudanças de estilo de vida ou mudanças pessoais que ajudarão a resolver o seu DE e as questões de saúde mental que possam estar na sua origem.
Perspectivas para o tratamento da disfunção erétil
Existem muitos tratamentos eficazes para a DE. O primeiro passo para a recuperação é falar abertamente com o seu médico sobre a sua DE para o ajudar a identificar a sua causa raiz.
Alguns tratamentos possíveis incluem:
- medicamentos orais, tais como citrato de sildenafila (Viagra) ou tadalafil (Cialis)
- injeções no pênis, tais como alprostadil ou fentolamina
- substituição de testosterona usando injeções, pastilhas ou medicamentos
- bombas de pênis, que utilizam um tubo de vácuo para lhe dar uma erecção
- implantes penianos, que utilizam hastes insufláveis ou parcialmente rígidas para lhe permitir controlar o tempo e a duração da sua erecção
Quer seja físico, mental, ou ambos, conhecer as questões subjacentes ao seu DE pode permitir a um especialista tratar a causa e sintomas específicos. Isto pode finalmente acabar com os sintomas da DE e permitir-lhe continuar a viver uma vida saudável, tanto sexual como pessoalmente.